NEBLINA (HAZE)

Filme interativo Neblina (selecione as setas laterais do filme para aceder aos restantes fluxos de imagem)

O filme interativo Neblina, Tomo I de “Os caminhos que se bifurcam” pretende questionam o lugar do espetador, recriando uma nova figura: a do espetador-protagonista. Através de uma aplicação que divide a visualização da narrativa em três fluxos de imagens, oferece-se a possibilidade de ser o espetador a escolher o seu próprio percurso dentro da história, como protagonista. Por outro lado, reinventa a noção de tempo no cinema e procura uma relação menos adormecida e estagnada entre público e obra, anulando a distância entre géneros e entre realidade e ficção.

CADAVRE EXQUIS EXPANDED

Cadavre Exquis Expanded é uma instalação-filme que interage com o espectador através de movimentos do corpo, inspirada no jogo surrealista homónimo.

Três personagens encontram-se na mesma sala, imóveis, cristalizados no tempo. O que fazem ali? Como foram lá parar?

Para descobrir, o espectador tem a possibilidade de aproximando-se ou afastar-se de cada personagem, podendo selecioná-las.

Essa escolha resulta numa analepse (flashback) até ao momento da cristalização.

Ao escolher a última personagem, o espectador descongelará a cena de abertura, colocando-a em movimento.

Foram convidados 3 guionistas. Cada um ficou com uma personagem, gozando de total liberdade criativa na construção das analepses.

O espectador poderá usar o corpo para controlar o filme. A instalação é confinada em uma tenda de 2x2m. Esta tenda também aparece na narrativa do filme (nomeadamente na cena “The Partisan”). Esta relação entre símbolo e significado, pode ser útil para o fator imersivo. Dentro da tenda há um sistema composto por: (a) um sensor de kinect, (b) um monitor de TV, (c) um laptop.

Um programa de computador desenvolvido em Processing organiza os valores dos dados do sensor para gerar o mecanismo de interação baseado em movimentos simples do corpo: (a) inclinação à esquerda para avançar na cena principal, (b) inclinação à direita para recuar na cena principal. (c) levantar a mão direita para escolher uma personagem e (d) levantar a mão esquerda voltar à cena principal.